Agência Panafricana de Notícias

Seis países vizinhos da Líbia criam forças de controlo de fronteiras

Tripoli, Líbia (PANA) - Uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países vizinhos da Líbia decidiu domigno à noite, em Túnis, criar forças mistas encarregadas do controlo das fronteiras comuns e duas comissões para acompanhar a situação na Líbia.

O Presidente tunisino, Moncef Marzouki, que falava à imprensa à margem da cerimónia de abertura do encontro, afirmou que a criação destas forças mistas foi aprovada pela Líbia e constitui "a melhor solução para eliminar a ameaça de segurança crescente que pesa sobre a região".

As duas comissões de acompanhamento da situação na Líbia serão coordenadas pela Tunísia, enquanto a Argélia vai assumir a presidência da primeira comissão, incumbida de velar pela segurança e pela cooperação entre os serviços de inteligência, para tornar mais eficaz a luta contra o terrorismo.

A segunda, comissão encarregada de supervisionar o diálogo inclusivo líbio em projeto para uma solução pacífica da crise política que atravessa o país, será presidida pelo Egito.

Recomendada em junho passado, à margem da 23ª Cimeira da União Africana (UA), a reunião de Túnis do grupo dos seis países vizinhos da Líbia (Argélia, Tunísia, Sudão, Tchade, Egipto e Níger), pretende substituir os países ocidentais no advento do diálogo inclusivo líbio de que os seis países tencionam elaborar o roteiro.

-0- PANA BY/SSB/MAR/IZ 14julho2014