Agência Panafricana de Notícias

Seis mortos em explosão de camião-cisterna no Mali

Bamako, Mali (PANA)- Seis pessoas morreram e 46 outras ficaram feridas gravemente, na explosão de um camião-cisterna de 15 mil litros, seguida de um incêndio terça-feira, no bairro de Badalabougou, no centro de Bamako, soube a PANA de fonte oficial, na capital maliana.

Três veículos e várias motos estacionados na estrada foram calcinados pelo incêndio que se propagou numa ampla distância, perto da Estação Shell, não longe do hotel “Colibris”, em Sogoniko, no distrito V de Bamako, na avenida da OUA.

Chegados aos locais do sinistro, os bombeiros fizeram duas horas para controlar o fogo que queimou inteiramente três veículos dos quais um pick-up, um autocarro e mais de 30 motos.

O ministro da Segurança e Proteção Civil e o gabinete do ministro dos Transportes e Mobilidade Urbana visitaram o local para constatar os danos, revela um comunicado do Governo maliano, que acrescenta que os feridos foram transportados para o Centro Hospitalar Universitário (CHU) Grabriel Touré de Bamako.

"O Governo apresenta as suas condolências às famílias e deseja rápidas melhoras aos feridos”, felicitando os elementos da Proteção Civil pela sua prontidão e pelo seu profissionalismo durante as operações de socorros, refere a nota.

O comunicado acrescenta que o Governo maliano garante que investigações estão em curso para compreender as circunstâncias exatas do acidente e situar as responsabilidades.

Segundo testemunhas, o camião-cisterna carregado de combustível, que saía da rotunda do bairro de Magnambougou, no distrito VI, para a rotunda “Eosy”, no mesmo distrito de Bamako, embateu contra um obstáculo e inflamou-se alguns minutos depois.

Segundo informação confirmada pelo comissário principal da Políca de Badalabougou, Idrissa Sangaré, o camião-cisterna capotou e o motorista perdeu o controlo, após uma falha de travões.

« Os outros transeuntes e os mecânicos, que estavam perto do local do acidente, dirigiram-se para o veículo com vista a assitir a pessoa que estava presa no carro, quando se deu a explosão”, explicou o comissário Sangaré, antes de acrescentar que o motorista do veículo ainda não foi encontrado.

-0- PANA GT/TBM/MAR/IZ 25set2019