Agência Panafricana de Notícias

Seis mil candidatos à emigração clandestina para Itália detidos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Mais de seis mil emigrantes clandestinos para a Itália foram detido na Líbias, anunciou o responsável do Órgão de Luta contra a Emigração Ilegal em Sabratha, no oeste do país, o comandante Bassem al-Gharabolli.

Os emigrantes clandestinos repartidos em vários locais secretos na cidade de Sabratha foram mobilizados sábado último, muito cedo, para viajarem clandestinamente das costas desta cidade para a Itália, informou o comandante al-Gharabolli.

«Continuamos a operação de transferência dos migrantes para o quartel-general duma sala de luta contra Daech (Estado Islâmico) depois de termos tomado o controlo da cidade no fim de semana. Nós trabalhamos num plano científico para lutarmos contra a emigração mas a eclosão dos confrontos impediu a sua execução”, lamentou o responsável.

Exortou o Governo de União Nacional líbio e a comunidade internacional a apoiarem este órgão de luta anti-emigração clandestina, para agasalharem este grande número de migrantes, "porque não temos capacidade para os assistimos ».

Sabratha constitui uma das mais importantes plataformas de tráfico de migrantes clandestinos da Líbia para a Europa, indica-se.

-0-PANA BY/BEH/FK/DD 09out2017