Agência Panafricana de Notícias

Seis capacetes azuis morrem em acidente de viação na Côte d'Ivoire

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Seis soldados da Operação das Nações Unidas na Côte (ONUCI) morreram terça-feira num acidente rodoviário, quando partiam de Yamoussoukro, a capital política ivoiriense, para a capital económica, Abidjan, no quadro duma missão, anunciou quinta-feira a ONUCI.

Num comunicado a que PANA teve acesso, em Nova Iorque, a ONUCI declara que o acidente ocorreu na estrada que liga as duas cidades distantes de 250 quilómetros.

Os soldados da paz falecidos estavam ao serviço da missão desde setembro de 2014 e trabalhavam na companhia de engenharia militar baseada em Yamoussoukro.

Segundo o comunicado da ONUCI, « os seis capateces azuis viajavam de Yamoussoukro para Abidjan quando uma das rodas do veículo rebentou, levando-o a sair da estrada ».

A Missão indicou que as suas mortes elevam para 92 o número de soldados da paz mortos desde que a ONUCI foi desdobrada em abril de 2004.

A ONUCI apresentou as suas condolências às famílias dos soldados da paz falecidos, ao contingente e às autoridades egípcias.

A missão apoia a Côte d’Ivoire na consolidação da estabilidade depois da crise política que se seguiu à recusa do antigo Presidente, Laurent Gbagbo, de reconhecer a sua derrota durante a segunda volta das eleições presidenciais de novembro de 2010.

-0- PANA AA/AR/AKA/BEH/SOC/FK/IZ 06fev2015