Agência Panafricana de Notícias

Seif al-Islam Kadafi e vários dignitários de antigo regime líbio condenados à morte

Tripoli, Líbia (PANA) – Seif al-Islam Kadafi, filho do ex-líder líbio Muamar Kadafi, foi condenado à morte esta terça-feira por um tribunal de Tripoli com vários outros dignitários do antigo regime, incluindo o último primeiro-ministro, Al-Baghdadi Mahmoudi, e o ex-chefe dos Serviços de Inteligência, Abdallah al-Senoussi.

Abou Zied Dorda e Mansour Daou foram igualmente condenados pela sua implicação na repressão da revolta que derrubou o regime de Kadafi.

O julgamento de 37 antigos colaboradores do ex-ditador líbio manteve os Líbios em suspense durante 20 audiências.

Estes principais responsáveis do antigo regime foram inculpados a 24 de outubro último por crimes e repressão da revolução de 2011.

Detido em Zenten (oeste da Líbia), Seif al-Islam apenas assistiu desde então às audiências por videoconferência.

Eles são acusados de assassinatos, incitação ao crime e à violação sexual coletiva, formação de grupos armados suscetíveis de provocar distúrbios públicos, utilização da imigração para pressionar os países europeus e recrutamento de mercenários.

Suspeitos pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de crimes contra a humanidade, Seif al-Islam Kadafi e Abdallah al-Senoussi são objeto de mandados de captura internacionais.

O TPI, que deseja julgar Seif al-Islam, decidiu a 11 de outubro de 2014 autorizar a Líbia a julgar Abdallah al-Senoussi.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 28julho2015