Agência Panafricana de Notícias

Secretário-geral da Liga árabe na cimeira da UA em Addis Abeba

Cairo, Egipto (PANA) - O secretário-geral da Liga dos Estados Árabes (LEA), Ahmed Abou El-Gheit, participará na 32ª conferência dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), a decorrer de 10 a 11 de fevereiro corrente, em Addis Abeba, na Etiópia, anunciou o seu porta-voz, Mahmoud Affifi.

A participação de Abou El-Gheit na cimeira da UA a convite do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, resulta da excelente parceria existente entre a Liga Árabe e a União africana, explicou Affifi.

O secretário-geral da Liga pronunciará um discurso perante os chefes de Estado e de governo africanos por ocasião da sessão de abertura da cimeira, disse o porta-voz, acrescentando que a Liga Árabe vai renovar o seu compromisso de continuar a cooperação estratégica a fim reforçar a parceria histórica entre o mundo árabe e os países africanos em termos políticos, económicos, sociais e culturais.

Ele disse que El-Gheit abordará no seu discurso as formas e meios de reforçar o trabalho árabo-africano, de forma coordenada e complementar, a fim de resolver as crises e enfrentar os desafios comuns que os dois lados enfrentam para preservar a segurança e a estabilidade nos países árabes e africanos.

O discurso também se concentrará nas crises de refugiados, deslocados e migrantes, o principal tema da cimeira africana, deste ano.

O secretário-geral da Liga árabe também descreverá o que foi alcançado em termos de progresso na implementação das resoluções adotadas pela quarta cimeira árabo-africana realizada na Guiné Equatorial, em novembro de 2016 último, e os preparativos para a quinta cimeira, prevista para Riade, na Arábia Saudita, este ano.

Ek-Gheit manterá, à margem da cimeira, entrevistas com altos responsáveis de alguns países africanos e líderes da Comissão da União africana sobre o reforço da parceria árabo-africano e o apoio aos esforços da segurança e a estabilidade nas regiões árabes e africanas,nomeadamente em Líbia, em Somália e as Ilhas Comores.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 09fev2019