Agência Panafricana de Notícias

Secretário de Estado norte-americano critica represssão contra imprensa na Etiópia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em visita em Addis Abeba, criticou a Etiópia pela detenção de jornalistas e de blogueiros e declarou que os profissionais da imprensa merecem a liberdade de participar na melhoria da governação e das liberdades políticas.

Kerry, que se encontrou com o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, quinta-feira, cerca de uma semana após a detenção de oito blogueiros e de dois jornalistas, sublinhou que a Etiópia precisa dum «mercado livre » de informações para o seu progresso político e social de que tanto precisa para um progresso económico.

« Os jovens blogueiros etíopes tornam a sociedade mais forte. Os blogueiros têm um papel a desempenhar », declarou Kerry, que mencionou o nome dum dos blogueiros detidos.

O blogueiro, Nathnael Feleke, reuniu-se com o secretário de Estado norte-americano durante uma recente visita. A detenção de oito blogueiros a 25 de abril último foi criticada por organizações internacionais dos direitos humanos.

« Quando eu menciono o seu nome (Nathnael) diante dum pódio público, é uma preocupação legítima. Estamos muito preocupados com qualquer jornalista detido. É importante que o mecanismo constitucional completo seja respeitado. Eles não deverão utilizar as leis antiterroristas para restringir as liberdades », aconselhou Kerry.

Os blogueiros, membros do grupo Zona 9, uma referência a uma seccao inexistente do principal centro de detenção de Kality, a cadeia que acolhe os prisioneiros políticos, foram detidos depois de anunciarem planos para a retomada das suas atividades depois de suspenderem as suas campanhas durante seis meses.

Os jornalistas independentes Tesfalem Woldyes e Edom Kaseye foram igualmente detidos.

-0- PANA AO/VAO/ASA/IS/IBA/FK/IZ 02maio2014