Agência Panafricana de Notícias

Secretário de Estado americano considera Tunísia excelente exemplo de democracia no mundo

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia deu à sua região e ao mundo inteiro um excelente exemplo para o que é possível fazer com a democracia, o consenso e a adoção duma operação política que agrupe todas as partes.

Este elogio foi feito segunda-feira pelo Secretário de Estado americano, John Kerry, quando felicitava o novo Presidente eleito da Tunísia, Béji Caid Essebsi.

"As realizações feitas este ano pela Tunísia constituem as bases dum futuro mais estável, mais próspero e mais democrático para o país", disse Kerry, exprimindo a sua vontade de trabalhar com o Presidente eleito e o seu novo Governo para reforçar as relações de amizade e de parceria estratégica seculares entre os dois países e aprofundá-las.

Assegurou que os Estados Unidos vão continuar a apoiar a Tunísia que vai "integrar os países democráticos no mundo", apelando aos outros membros da comunidade internacional para acompanhar a via adotada por este país.

Béji Caïd Essebsi, de 88 anos, candidato do partido anti-islamita Nidaa Tounès (que significa "apelo da Tunísia"), foi oficialmente declarado vencedor da segunda volta das eleições presidenciais, decorrida domingo último na Tunísia.

Granjeou 55,68 porcento do sufrágio universal contra 44,32 porcento do seu rival, Moncef Marzouki, anunciou a Instância Eleitoral (ISE), acrescentando que a taxa de participação é de 60,1 dos inscritos.

Essebsi, cujo partido venceu as legislativas de 26 de outubro último, mas sem conseguir a maioria absoluta, deve formar, nas próximas semanas, um governo de coligação.

-0- PANA AD/IN/IS/IBA/MAR/DD 22dez2014