Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU sublinha necessidade de coexistência pacífica à escala mundial

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, acaba de sublinhar a necessidade de viver em paz e harmonia no mundo e para a comunidade internacional promover a coexistência pacífica no seu seio.

Falando quarta-feira última durante uma cerimónia de recolocação do "Sino da Paz", sino simbólico na sua sede da ONU em Nova Iorque, Ban Ki-moon disse que "é a nossa vontade coletiva que o mundo viva em paz".

"Inspiro-me sempre quando passo por lá e claro quando o tocamos em cada setembro para celebrar o Dia Internacional da Paz e, que eu saiba, nunca passou um ano sem que não pestejamos em condições de tocar este sino da paz",

Foi a 11 de setembro de 2001. Estavamos para realizar esta cerimónia do Sino da Paz, no dia da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Mas naquele dia, 11 de setembro, atentados terroristas decorreram em Nova Iorque, portanto tivemos de evacuar o edifício. Eu era chefe de Gabinete do presidente da Assembleia Geral da ONU. O presidente da Assembleia Geral, o então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, e eu, bem como todos os outros membros do pessoal fomos evacuados para o subsolo ou para o exterior do edifício", lembrou Ki-moon.

A ideia um "Sino da Paz" foi proposta por Chiyoji Nakagawa, representante da ONU no Japão, que assistia à sexta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1951.

-0- PANA AA /AR/MTA/TBM/CJB/DD 11maio2015