Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU saúda acordo de transição no Sudão

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, felicitou calorosamente o povo sudanês pela assinatura dos acordos sobre a transição para um regime civil, no país.

De acordo com um comunicado, divulgado sábado pelo o seu porta-voz, Stéphane Dujarric, o Secretário-Geral felicita calorosamente o povo sudanês pelo importante passo dado com a assinatura dos documentos sobre a autoridade civil de transição no Sudão.

Também elogiou o papel da União Africana (UA) e da Etiópia na supervisão e coordenação das conversações conduzidas pelos Sudaneses.

Na sequência de manifestações de massas, no início deste ano, o Presidente Omar al-Bashir, que esteve no poder durante muito tempo, foi deposto em abril por um grupo de generais.

A esperança era grande para a assinatura de um acordo entre o Exército e a oposição, mas a violência eclodiu, no início de abril, e as negociações caíram num impasse até serem retomadas, em julho, na capital Cartum.

No início desse mês, as duas partes acordaram em partilhar o poder durante três anos, antes de realizar eleições para um governo civil, tendo a UA, a Etiópia e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) agido como mediadores.

"O Secretário-Geral está ansioso em cooperar e apoiar os órgãos do Governo de transição", refere a nota, sublinhando o empenho das Nações Unidas em apoiar o processo de transição e em concretizar as aspirações a longo prazo dos cidadãos sudaneses à democracia e paz.

Guterres também considerou importante preparar o terreno para a recuperação económica e social do Sudão e manter o país na via do desenvolvimento sustentável em benefício de todos os cidadãos.

"As Nações Unidas estão dispostas a cooperar com as partes interessadas internacionais e a ajudar o Sudão nesse sentido", conclui o documento.

-0- PANA MA/NFB/TBM/CJB/IZ 21ago2019