Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU pede resolução pacífica de crise no Mali

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou quinta-feira um apelo para a resolução calma e pacífica da crise politico-militar no Mali depois da tomada do poder por soldados amotinados.

"O Secretário-Geral acompanha com preocupação a evolução da situação no Mali. Ele apela para a calma e a resolução das queixas de maneira pacífica e no quadro do processo democrático", indica um comunicado da ONU divulgado em Nova Iorque.

Ban convidou os Malianos a abter-se de qualquer violência e a manter a sua coexistência pacífica.

O derrube do Presidente Amadou Toumani Touré resultou de um ataque lançado quarta-feira contra o Palácio Presidencial em Bamako por militares descontentes com o que chamam de “impotência” do Governo perante a rebelião tuaregue no norte.

Os golpistas acusam o Governo do Presidente Touré de não lhes dotar de meios apropriados e suficientes para combater a rebelião tuaregue que se viu reforçada nos últimos meses com o regresso de centenas de compatriotas seus armados que combateram na guerra civil da Líbia ao lado do deposto líder líbio, Muamar Kadafi.

-0- PANA AA/VAO/FJG/AAS/IBA/MAR/TON 22março2012