Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU insta autoridades a resolver tensões políticas no Burundi

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Preocupado com confrontos violentos entre a Polícia e membros da oposição no Burundi, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, exortou o Governo e os partidos políticos a resolver as tensões e a fazer campanha contra as violências políticas nas vésperas da organização das eleições presidenciais e legislativas em 2015.

Num comunicado publicado sexta-feira em Nova Iorque, Ban Ki-Moon deplorou "as restrições crescentes das liberdades de expressão, de associação e de reunião, sobretudo a interdição e a perturbação dos comícios da oposição pela Polícia e a ala juvenil do partido no poder".

Ele notou que o respeito destas liberdades e de outros direitos humanos é a primeira condição para eleições livres e justas no próximo ano, acrescentando que "o Burundi não pode permitir-se faltar esta oportunidade para consolidar os seus acervos democráticos".

Ban Ki-moon lançou igualmente um apelo ao Governo e aos partidos políticos para trabalhar com os representantes da sociedade civil para resolver os seus diferendos de maneira pacífica através do diálogo.

O Gabinete do Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos (BOHCDH) disse ter registado pelo menos 19 incidentes violentos que envolvem membros da ala juvenil do partido no poder, mais conhecida sob o nome de Imbonerakure, desde o início do ano.

Os incidentes compreendem agressões, atos de extorsão de fundos e de intimidação de opositores políticos, além das interdições e perturbações de reuniões políticas.

-0- PANA AA/VAO/MTA/TBM/SOC/MAR/TON 15março2014