Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU homenageia rei da Árabia Saudita

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apresentou as suas condolências à família enlutada do rei Abdallah Bin Abdulaziz Al-Saud, ao Governo e ao povo do reino da Árabia Saudita.

Ele declarou que o monarca deixou "uma herança tangível" que pode ainda mostrar a via para a paz no Médio Oriente.

Num comunicado das Nações Unidas transmitido à PANA em Nova Iorque, Ban declarou que o rei saudita, falecido quinta-feira última aos 90 anos, foi uma força motriz da iniciativa de paz árabe, notando que o rei fez importantes contribuições para o desenvolvimento do seu reino, tais como a realização de progressos notáveis e de prosperidade para o seu povo.

Ban enalteceu igualmente os esforços envidados pelo rei saudita para promover o diálogo entre as religiões do mundo, declarando que "o rei Abdallah fez esforços para enfrentar os desafios regionais e internacionais".

O Secretário-Geral disse estar grato pelo "generoso apoio humanitário e de desenvolvimento" do rei Abdallah a favor dos povos árabes e do mundo em geral.

Ele acrescentou que o rei saudita deixa como lembrança a sua liderança aos países árabes muçulmanos e à comunidade internacional.

-0- PANA AA/MA/ASA/BEH/TON 25 jan 2015