Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU discute sobre alegados abusos sexuais

Nova, Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, realizou quinta-feira à noite em Nova Iorque uma videoconferência de emergência com os responsáveis das operações de manutenção da paz da ONU, os comandantes das forças e os comissários da Polícia na sequência de uma série de revelações relativas a abusos cometidos por “capacetes azuis”, incluindo mais recentemente na República Centro Africana (RCA).

Ban reuniu os altos responsáveis da ONU «para lhes falar diretamente sobre os relatórios em curso de exploração sexual e abusos cometidos pelos capacetes azuis, sublinhando a política da ONU de tolerância zero contra tais práticas ».

Ele sublinhou que a tolerância zero significa zero complacência e zero impunidade e quando as alegações forem fundadas o pessoal, quer seja militar, civil ou policial, deve ser responsabilizado.

O Secretário-Geral da ONU exprimiu a sua determinação de ajudar as pessoas afetadas e preservar a integridade da bandeira das Nações Unidas.

No quadro da vigilância acrescida da ONU sobre o flagelo mundial da violência sexual nas missões no terreno, o Secretário-Geral das Nações Unidas pediu igualmente uma sessão especial do Conselho de Segurança, que se realizará sexta-feira.

-0- PANA AA / VAO/MTA/TBM/FK/TON 14agosto2015