Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU condena morte de oficial do Exército no Burundi

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou o assassinato do antigo chefe do Estado-Maior do Exército burundês, coronel Jean Bikomagu, que foi morto a 15 de agosto corrente por desconhecidos na capital burundesa, Bujumbura.

Trata-se do segundo assassinato dum alto responsável do Exército no espaço de um mês neste país abalado pela crise. A 2 de agosto último, um outro oficial, o general Adolphe Nshimirimana, foi morto num ataque com roquete.

« O Secretário-Geral está preocupado com a tendência da violência política no Burundi, mas se congratula com a decisão do Governo de realizar inquéritos, detenções e julgamentos dos autores dos recentes assassinatos », declarou um comunicado publicado esta terça-feira pela sede da ONU em Nova Iorque.

Ban reiterou os seus apelos a todos os Burundeses para retomar um diálogo inclusivo sem delonga a fim de resolver pacificamente as suas divergências, bem como o compromisso da organização universal de apoiar os esforços visando consolidar a paz e a estabilidade no seu país.

-0- PANA AA/VAO/AKA/IS/FK/TON 18agosto2015