Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU candidata-se à sua própria sucessão

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, confirmou segunda-feira as intenções de  disputar um segundo mandato de cinco anos à frente da organização, em janeiro de 2022.

Num briefing com a imprensa, o seu porta-voz, na sede da ONU em Nova Iorque, Stephane Dujarric, confirmou o "sim" de Guterres a uma carta escrita pelo presidente da Assembleia Geral que estava a querer saber se este último   tenciona disputar um outro mandato.

Em resposta a esta carta, Guterres  disse-se disponível para um segundo mandato como SG da ONU, se tal for a vontade dos Estados membros, disse Dujarric a jornalistas.

Afirmou nessa ocasião, que o chefe da ONU informou o CS e  responsáveis dos grupos regionais sobre a sua decisão.

Porém, acrescentou, ainda é muito cedo avaliar a reação dos Estados membros nesta fase ou especular sobre outras candidaturas potenciais.

Brenden Varma, porta-voz de Volkan Bozkir, presidente da Assembleia Geral, e o CS discutem nesta terça-feira sobre o processo de seleção durante uma reunião.

A próxima etapa, que marca o início formal do processo, será marcada por uma carta conjunta dos dois presidentes, endereçada aos Estados membros.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD  12jan2021