Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral adjunto da ONU adgova compreensão interreligiosa

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral adjunto da ONU, Jan Eliasson, salientou domingo a importância de melhorar a compreensão entre as comunidades confessionais para favorecer a coexistência pacífica e a unidade.

Eliasson lançou este apelo durante um serviço religioso na Sinagoga de Park East, em Nova Iorque, para homenagear as vítimas do Holocausto.

Ele declarou que a compreensão entre as comunidades religiosas é mais do que nunca necessária numa altura em que os autores de violências horríveis cometem "terríveis atos de barbárie" no Iraque, na Síria, na República Centroafricana e a na Nigéria.

"Os grãos da discriminação, do racismo e do ódio são plantados e geralmente autorizados a crescer. As pessoas viram muitas vezes longe ao invés de desenraizar estes grãos", afirmou o responsável da ONU, apelando para uma ação mais cedo para prevenir as situações de escalada da violência e os pontos de não retorno.

"A prevenção do genocídio não deve começar quando assistimos a atrocidades que correspondem a definição do genocídio", sustentou.

O Secretário-Geral adjunto das Nações Unidas sublinhou igualmente a importância da vigilância e de compreensão das forças atrás do genocídio.

A ONU marca o dia internacional de comemoração em memória das vítimas do Holocausto, a 27 de janeiro.

-0- PANA AA/SEG/MTA/TBM/MAR/TON 18jan2015