Agência Panafricana de Notícias

Secretária-geral da FIFA diz-se "espantada" com academia de futebol em Dakar

Dakar, Senegal (PANA) - A secretária-geral da Federação Internacioal de Futebol (FIFA), Fatma Samoura, visitou quinta-feira instalações da Academia Geração Futebol Generation Foot,  em Deni Biram Ndaw, um subúrbio de Dakar, soube a PANA de fonte desportiva.

No final da sua visita, Fatma Samoura, de nacionalidade senegalesa, disse-se "espantada" com o que viu, em termos de infraestruturas.

Desde que assumiu o cargo na direção do órgão reitor do futebol mundial, há pouco mais de quatro anos, ela disse ter visitado muitas academias, mas com que ela acabou de ver, o clube Generation Foot comprovou que "não é apenas uma academia para o futebol, mas também para a promoção do ser humano."

Samoura referiu-se a "um novo conceito de educação-escola."

A SG da FIFA prometeu mesmo "partilhar" tudo o que viu em Deni Biram Ndaw com o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Disse também que terá todo o prazer de o acompanhar quando este último visitar brevemente o Senegal.

Isto daria certamente novas aberturas à academia fundada em 2000 por Mady Touré  e da qual surgiram jogadores como Sadio Mané (Liverpool), Ismaila Sarr (Watford) e Ibrahima Niane (FC Metz). Pois A FIFA tem lembrou-ela a "Programa Forward" e um fundo para ajudar os clubes e associações a lidar melhor com a pandemia de Covid 19", disse Samoura.

Esta visita dará certamente novas aberturas à academia fundada em 2000 por Mady Touré e donde saíram jogadores como Sadio Mané (Liverpool), Ismaila Sarr (Watford) ou Ibrahima Niane (FC Metz), revelou.

A FIFA dispõe dum programa designado "Forward" (Para frente) e dum fundo para  ajudar clubes de futebol e federações a fazerem face à pandemia da covid-19, segundo a responsável.

O Generation Foot, membro da Liga 1 senegalesa, ganhou duas vezes a taça nacional (em 2015 e 2018) e foi duas vezes campeão senegalês (em 2017 e 2019).

Brilhantes no terreno, os seus "académicos" são também brilhantes nos seus estudos.

Desde o bacharelato de 2020, os internos da Escola Secundária Bernard Serin, outra fina flor  baseada em Deni Biram Ndaw, obtiveram 100 por cento de notas.

-0- PANA BKN/IS/DIM/DD 15janeiro2021