Agência Panafricana de Notícias

Satélite africano ainda sob controlo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O satélite africano, QAF1, continua "sob o controlo do Estado líbio", anunciou o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros, negando rumores na imprensa duma operação de pirataria levada a cabo por um certo país, desde 2011, tendo o satélite como alvo.

Num comunicado divulgado quinta-feira, o Gabinete de Informação do Ministério explica que as as autoridades líbias contactaram com o responsável da programação do Centro de Controlo do Satélite (RASCOM), na sua sede em Doualá, nos Camarões, Eric Marcel, que confirmou que todas as estas informações não têm fundamento, e que o satélite continua sob o controlo do Estado líbio e do seu parceiro".

A nota acrescenta que o RASCOM controla o satélite e fornece os melhores serviços a todos os países africanos e de alta qualidade, sublinhando que "o satélite só pode ser pirateado se estiver fora de controlo e isto não vai acontecer".

O satélite QAF1 é o primeiro satélite africano de comunicação. Foi lançado em dezembro de 2007 e entrou em funcionamento em março de 2008.

Na vertente comercial, o satélite QAF1 é gerido pelo operador líbio-africano, Rascom Star-Qaf.

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/IZ 04agosto2017