Agência Panafricana de Notícias

Sarkozy, Compaoré, Ban Ki-moon e Bedié aclamados na investidura de Alassane Ouattara

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O presidente da Câmara Muncipal de Yamoussoukro (capital política da Côte d'Ivoire), Jean Kouacou Gnrangbé, homenageou sábado, na mesma cidade, os Presidentes de Franca, Nicolas Sarkozy, e do Burkina Faso, Blaise Compaoré, bem como o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o ex-chefe do Estado ivoiriense, Henri Konan Bedié.

No seu discurso de boas vindas, alusivo à investidura do Presidente ivoiriense, Alassane Dramane Ouatarra, Gnrangbé agradeceu às quatro personalidades o seu apoio à resolução da crise ivoiriense, ocasionando assim uma salva de aplausos.

França valeu-se de todo o seu peso internacional, diplomático e militar para o reconhecimento da vitória de Alassane Ouattara no termo das eleições presidenciais de 28 de novembro de 2010.

O Presidente Blaise Compaoré, enquanto facilitador no diálogo inter-ivoiriense, permitiu resolver uma crise política e militar que desembocou na organização das eleições presidenciais adiadas várias vezes desde 2005.

Graças à certificação das Nações Unidas, na pessoa de Ban Ki-moon, o resultado saído das urnas foi salvaguardado e a vontade do povo foi respeitada.

O ex-Presidente Konan Bédié foi aplaudido pelo seu apelo para se eleger Alassane Ouattara na segunda volta do escrutínio presidencial de 28 de novembro de 2010, tendo contribuído, durante o período da crise pós-eleitoral, para a vitória deste último.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/DD 21maio2011