Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe publica terceiro relatório sobre atividades petrolíferas

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – O Comité Nacional de Transparência de Industrias Extrativas apresentou o terceiro relatório de reconciliação das contas das empresas petrolíferas que prosperam na zona conjunta e exclusiva com a Nigéria, soube de fonte oficial em São Tomé.

“O relatório levanta a necessidade de se melhorar a gestão dos projetos sociais, isto porque os montantes disponíveis para determinados projetos que não têm sido executados, têm constituído um atraso na sua execução, facto já patente neste relatório”, afirmou José Cardoso, secretário do Comité Nacional para Indústrias Extrativas.

O documento referente a 2015 demonstra de igual modo como o Estado santomense gere outros pagamentos decorrentes dos contratos e o bónus de assinatura com as petrolíferas na Zona Económica Exclusiva (ZEE) e na zona de exploração conjunta com a Nigéria.

O público financiado pelo BAD (Banco Africano de Desenvolvimento), no âmbito do programa de apoio à gestão económica e financeira, denuncia donos das petrolíferas que operam nas águas territoriais santomenses.

-0- PANA RMG/DD 13junho2016