Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe perde contra Congo nas eliminatórias do Mundial de 2014

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A seleção nacional de futebol de São Tomé e Príncipe perdeu sexta-feira em São Tomé frente à sua similar do Congo-Brazzaville por 0-5, em jogo da primeira mão das eliminatórias para o Mundial de 2014, no Brasil.

Moussilou inaugurou o marcador no primeiro minuto do jogo, depois do qual os Congoleses quase que jogaram na grande área dos São-tomenses, o que resultou, aos cinco minutos, no segundo golo inscrito por Douniama.

A seleção são-tomense esteve descontrolada, sem fio de jogo, e a equipa adversária aproveitou a sua passividade defensiva para consolidar o seu resultado, aos 27 minutos por Moulongo, que abriu o caminho da goleada, através de um remate fora da grande área.

Perante milhares de adeptos, Tchilimbou marcou dois golos aos 35 minutos da primeira parte e aos 69 minutos.

A seleção são-tomense poderia ter chegado ao golo de honra, mas Embrain falhou um penalte aos 79 minutos.

Este jogo ficou marcado pela expulsão de dois jogadores, Malouga, autor do terceiro golo do Congo, e o defesa Kilson da seleção são-tomense por causa de uma entrada dura contra um jogador congolês, o que gerou confusão e o árbitro da partida, Ngbokaye da República Centro Africana, mostrou aos dois cartões vermelho direto.

No final do desafio, Gustavo Clement, selecionador nacional são-tomense, considerou que caso o país tivesse experiência poderia ter ganho a partida, indicando que houve muitos erros individuais.

O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, que no final do jogo saudou os jogadores no balneário, disse à imprensa que a prestação da seleção não foi má, tendo em conta que foram cinco anos que o país esteve ausente das competições internacionais, quer da Federação Internacional de Futebol (FIFA) quer da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Patrice Trovoada sublinhou, por outro lado, que os jogadores são-tomenses têm potencial e precisam de fazer mais jogos internacionais, defendendo a necessidade de haver um campeonato regular de futebol.

O jogo da segunda mão está agendado para dia 15 de novembro em Ponta Negra.

-0- PANA RMG/TON 11Nov2011