Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe melhora clima de negócios

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – São Tomé e Príncipe vai inaugurar, dentro de 18 meses, um guiché único para o comércio externo com apoio do Investment Climate Facility for Africa (ICF), soube a PANA terça-feira de fonte oficial.

São Tomé e Príncipe prepara-se para entrar na lista dos países africanos onde existe um clima favorável para o desenvolvimento de negócios.

Com apoio de peritos nacionais e estrangeiros, São Tomé e Príncipe vai criar condições para que o desalfandegamento, ao contrário de dez dias, seja feito em um dia.

Daniel Vaz, coordenador do projeto, disse que haverá apenas um ponto de submissão de documentos, através de um sistema electrónico que partilha as informações entre as diferentes instituições, e no final divulgará o valor de um despacho.

No entanto, o ministro do Plano e Finanças, Hélio D´Almeida, disse que este projeto permitirá que o país entre no mundo da competitividade.

O projeto de abertura do guiché único para comércio externo foi inaugurado na presença de dezenas de agentes económicos.

São Tomé e Príncipe vai melhorar o ambiente de negócios para atrair investimento externo e para gerar emprego.

-0- RMG/TON PANA 10Setembro2013