Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe fora da lista negra de branqueamento de capitais

São Tomé,São Tomé e Príncipe (PANA) - O Grupo de Ação Financeira (GAFI), reunido em sessão plenária em Paris (França) entre 14 e 18 do corrente mês, retirou São Tomé e Príncipe da lista de países onde há facilidades para o branqueamento de capitais, soube a PANA de fontes oficiais segunda-feira em São Tomé.

Segundo o ministro Plano e Finanças, Hélio D' Almeida, o país está de “parabéns”, mas alertou os setores que trabalharam para este feito a se acautelarem para que o arquipélago não regresse à lista negra.

O governante afirmou que o arquipelágo deve continuar a trabalhar para credibilizar os investidores de que existe clima para desenvolvimento de negócios.

“Regras implementadas estatuídas são para serem cumpridas”, assegurou Helio D'Almeida, adiantando que quando um Estado está na lista negra do GAFI tem alguns transtornos para os usuários do sistema financeiro.

Em 2007, São Tomé e Príncipe constava da lista negra do GAFI, mas com o apoio do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional várias reformas foram feitas ás leis de combate ao branqueamento de capitais para travar a entrada de dinheiro de traficantes de droga e do financiamento do terrorismo nos bancos que operam na praça financeira santomense.

-0- PANA RMG/TON 21Outubro2013