Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe distingue melhores desportistas

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Os melhores atletas, dirigentes e jornalistas desportivos de São Tomé e Príncipe em 2013 foram distinguidos durante a Gala do Desporto Nacional, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro Gabriel Costa, soube a PANA de fonte oficial.

Durante a gala, realizada quarta-feira para comemorar o 37º aniversário da institucionalização da Direção Geral do Desporto, o canoísta Altamiro de Ceita, detentor de várias medalhas em competições internacionais incluindo a medalha de prata no campeonato africano de 2013, foi eleito melhor atleta.

Ramuel de Apresentação, treinador da seleção de canoagem há cerca de oito anos, foi eleito melhor treinador do ano de 2013.

Na noite de glórias do desporto nacional, Danilton Lima, candidato a árbitro da Federação Internacional de Futebol (FIFA), foi também distinguido.

Foram premiados ainda Luís Mário, antigo árbitro de futebol, Simão Carvalho, treinador de atletismo, e João Costa Alegre, presidente do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, pela abnegação e pelos préstimos ao longo de 37 anos para o desenvolvimento do desporto nacional.

O jornalista e apresentador da Televisão santomense (TVS) Ramusel Graça, de 33 anos dos quais 13 dedicados à profissão, foi igualmente premiado durante a gala.

Ramusel Graça foi o primeiro jornalista santomense a cobrir os Jogos Olímpicos em 2012 em Londres (Grã-Bretanha).

O presidente da Federação Santomense de Basquetebol, Guilherme Neto, discursou em nome das Federações, pedindo ao governo para investir no desporto com a construção de infraestruturas, a melhoria das leis desportivas e apoios aos atletas e aos dirigentes desportivos.

Por seu lado, o ministro dos Desportos, Danilson Couto, anunciou que já se encontra na Assembleia Nacional para análise e posterior aprovação a Lei do Mecenato, que permitirá às empresas privadas apoiarem o desporto sem prejuízo para as finanças do Estado.

"O governo de que faço parte continua apostado em financiar o desporto nacional e estamos cientes de que este esforço não responde à justa necessidade dos desportistas nacionais", disse Danilson Couto.

-0- PANA RMG/TON 13Março2014