Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe constrói hidrolétrica de 12 megawatts

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense está a negociar com a empresa brasileira TCNIC a construção de uma barragem hidroelétrica no valor de 46 milhões de euros para produzir 12 megawatts de energia na bacia do rio Grande, na zona sul de São Tomé, apurou a PANA de fonte oficial na capital santomense.

Segundo o ministro santomense das Obras Públicas e Infraestuturas, Osvaldo Abreu, as negociações decorrem há seis meses, aguardando-se agora pela conclusão de um estudo de impacto ambiental possivelmente dentro de três meses.

O capital de investimento, o espaço e a licença de produção são alguns dos pontos que estão sobre a mesa das negociações cujo entendimento deverá permitir à empresa brasileira construir a barragem e vender eletricidade.

O acordo a ser assinado autorizará a TCNIC a explorar a futura barragem de 12 megawatts de energia durante 25 anos.

"Nós pensamos assinar o acordo no início do próximo ano. Temos um calendário para a construção de três barragens que poderão variar entre 24 a 28 meses de forma escalonada, e o arranque da produção dentro dos próximos 30 meses", disse.

-0- PANA RMG/IZ 14nov2013