Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe assume presidência de fórum de segurança da CPLP

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O ministro santomense da Defesa e do Mar, Carlos Stock, assumiu a presidência do fórum de defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reunido em São Tomé, soube-se de fonte oficial.

Carlos Stock assumiu a presidência do fórum de defesa da CPLP após receber as pastas do ministro português da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, que considerou positiva a presidência de Portugal naquele órgão lusófono.

O ministro da Defesa de Portugal, país que vai acolher o próximo exercício Felino no formato terreno e naval, propôs a criação de um colégio da defesa da comunidade, visando a formação de militares em diversas áreas medicina, formação de um contingente de manutenção de paz no quadro das Nações Unidas.

Por seu lado, Carlos Stock disse que a décima sexta reunião do fórum é uma plataforma de reforço da segurança dos Estados-membros e do mundo face à posição geoestratégica de cada estado.

O secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, realçou a importância do encontro face às perspetivas de cooperação que se abrem a nível da defesa entre diferentes Estados-membros da comunidade e saudou o regresso da Guiné-Bissau ao fórum.

-0- PANA RMG/TON 26maio2015