Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe adia II volta das presidenciais para recontagem de votos

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Tribunal Constitucional (TC) de São Tomé e Príncipe decidiu adiar a segunda volta das eleições presidenciais de 08 de agosto próximo, visando a recontagem dos votos, para clarificar as reclamações e suspeições de fraude levantadas por alguns concorrentes.

No seu acórdão sobre o assunto, o TC determina a “recontagem total" dos votos da primeira volta de 18 de julho de 2021.

O documento de 14 páginas sustenta serem "notórias" várias irregularidades que afetam os resultados obtidos e que "consubstanciam fraudes com repercussões nos resultados gerais das eleições”.

Esta decisão do TC responde à reclamação apresentada pela candidatura de Delfim Santiago das Neves, que obteve o terceiro lugar nos resultados provisórios anunciados pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), a 19 de julho corrente.

Por seu turno, o candidato Eugénio Rodrigues da Trindade Tiny exigiu a anulação pura e simples do escrutínio, enquanto Jorge Amado diz não se opor à recontagem dos votos, "desde que a mesma seja feita na Comissão Eleitoral Nacional”

Os candidatos Roberto Garrido, Guilherme Pósser da Costa e Olinto Neves também requereram a recontagem total dos votos.

Os dados provisórios da CEN dão vitória na primeira volta a Carlos Vila Nova, que concorre pelo maior partido da oposição ADI (Acão Democrática Independente), com 32.022 votos, correspondentes a 39,47 por cento, contra 16.829 votos e 20,75 por cento de Pósser da Costa, apoiado pelo partido no poder, MLSTP (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe). 

 

Com o adiamento da segunda volta inicialmente agendada para 08 de agosto, a campanha eleitoral que devia iniciar-se a 30 de julho fica igualmente cancelada até à decisão final do TC, após a recontagem total dos votos.

A primeira volta ficou marcada por uma onda de críticas, devido à suspeição de fraude eleitoral e à divulgação tardia dos resultados provisórios, na última sexta feira, mas a CEN assumiu que "houve erros informáticos que, no entanto, não alteram os resultados", que colocam Carlos Vila Nova e Pósser da Costa na segunda volta.

-0- PANA RMG/IZ 25julho2021