Agência Panafricana de Notícias

São Tomé disputa com Madagáscar acesso à pré-eliminatória do CAN 2019

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O selecionador são-tomense de futebol, Gustavo Clement, convocou 26 jogadores para o confronto com Madagáscar de acesso à pré-eliminatória ao Campenato Africano das Nações (CAN) de 2019, a ter lugar nos Camarões.

Dos 26 jogadores 16 vêm da Diáspora com chegada prevista para 10 de março próximo, enquanto Gustavo Clement trabalha com um grupo de jogadores que atuam no campeonato nacional, que ele considera "uma aposta na renovação" no horizonte 2021.

“O trabalho que começa hoje deveria ter começado há muito tempo para que pudéssemos colher furtos. Nunca é tarde, é importante termos um sonho, para que possamos lutar, alcançar este sonho, São Tomé e Príncipe tem que se orgulhar deste potencial natural que possui”, disse.

Na última campanha com vista ao CAN 2017, no Gabão, a seleção são-tomense de futebol foi considerada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) uma das piores seleções, pelo que vai disputar o acesso à pré eliminatória com o Madagáscar.

Caso os “Falcões” consigam passar, obterão o passaporte de acesso ao grupo em que se encontram as seleções do Senegal, da Guiné Equatorial e do Sudão.

Gustavo Clement, que orientou a equipa nacional, entre 2011 e 2014, foi chamado para interinamente comandar os destinos dos Falcões, tendo substituído no cargo António Carneiro.

Ele reconhece que a tarefa não é fácil, e alerta que a seleção não se resume apenas à visão do selecionador, mas que se trata de um projeto da Federação (são-tomense de futebol) e do país.

“Devemos alterar a tendência de participar só por participar. Para isso somos obrigados a preparar-nos para que, de facto, possamos transformar este sonho numa realidade”, defendeu.

Em agosto próximo, São Tomé e Príncipe tem a missão de participar, pela primeira vez, na terceira edição do CHAN, o campeonato africano das nações organizado exclusivamente para os jogadores que atuam nos campeonatos locais no continente.

Gustavo Clement explicou que essa prova será uma oportunidade para a visibilidade dos jogadores são-tomenses e das ilhas, devendo os Falcões confrontar-se com seleções como a dos Camarões, num torneio a decorrer de 10 a 13 de agosto.

-0- PANA RMG/IZ 26fev2017