Agência Panafricana de Notícias

São Tomé Príncipe reabre fronteiras após quarentena da covid-19

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo são-tomense decidiu reabrir as fronteiras nacionais ao Mundo, apos três meses de quarentena geral por causa da covid-19, que já infetou cerca de 700 pessoas, no arquipélago, soube-se de fonte oficial, em São Tomé.

A decisão da reabertura do espaço aéreo e marítimo foi anunciada quinta-feira pelo secretário de Estado da Comunicação Social e porta-voz do Executivo, Adelino Lucas.

A medida consta da terceira e última fase do “Estado de Calamidade Pública”, que vigorara de 16 a 31 de julho corrente.

Segundo Adelino Lucas, as discotecas e as festas populares continuam suspensas e os atos fúnebres originados pela covid-19 seguirão os protocolos de segurança, determinados pelo Sistema Nacional de Saúde.

O Governo reforçou o apelo para a necessidade da observância das medidas preventivas contra a covid-19, tais como a lavagem constante da mãos, o distanciamento físico e o uso de máscaras, como forma de evitar a propagação do vírus.

A partir de 1 de agosto próximo, a vida regressa à normalidade com os protocolos de segurança sanitária, uma vez que a doença (covid-19) "passará a fazer parte do convívio dos São-tomenses".

Desde que foi declarada a presença da doença, em São Tomé e Príncipe, em abril passado, 14 pessoas morreram do novo coronavírus que já atingiu mais 700 pessoas.

-0- PANA RMG/IZ 17julho2020