Agência Panafricana de Notícias

Salif Keita designado melhor antigo desportista africano pela CISA 2011

Bamako, Mali (PANA) – A antiga glória do futebol maliano Salif Keita, primeiro vencedor da "Bola de Ouro Africano", foi designado melhor ex-desportista africano com a atleta queniana Tegla Loroupe, durante a 5ª edição da Convenção Internacional sobre o Desporto em África (CISA 2011), cuja cerimónia teve lugar em Marraquexe, em Marrocos, soube a PANA de fonte do Ministério da Juventude e Desportos do Mali.

O título de melhor dirigente africano foi atribuído ao antigo presidente da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), o Senegalês Abdoulaye Séye Moreau, enquanto o prémio de melhor técnico de desporto, incluído pela primeira vez este ano, coube ao Etíope Kostre Woldemeskel.

Salif Keita, Tegla Loroupe e Abdoulaye Séye Moreau sucedem no palmarés respetivamente a Hichan El guerrouj de Marrocos, Maria Onyall da Nigéria e Sam Ramsamy da África do Sul.

Os quatros desportistas africanos são doravente consagrados no «panteão da glória do desporto africano».

Segundo os promotores deste prémio, o panteão da glória do desporto africano tem como objetivo apresentar as personalidades condecoradas como exemplo para a nova geração.

A capital maliana, Bamako, vai acolher a 6ª edição da CISA em 2012.

-0- PANA GT/TBM/CCF/TON 23mar2011