Agência Panafricana de Notícias

Sahel recomenda partilha de boas práticas de gestão de conflitos no seu espaço

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Atores ligados à segurança no Sahel preconizam a organização de encontros regulares para uma ampla partilha de boas práticas degestão de conflitos neste espaço geográfico, souba a PANA neste fim de semana de fonte oficial em Nouakchott,

Esta recomendaçao foi feita durante um ateliê de concertação de três dias organizado em Nouakchott sobre a mesma matéria.

O encontro reuniu cerca de 100 atores da linha da frente das áreas afetadas pela crise nos países do G5 Sahel, incluindo sobas, imames e outros líderes religiosos membros das organizações de mulheres e jovens, bem como peritos.

O fórum recomendou o registro de todas as boas práticas e de experiências em matéria de gestão de conflitos num documento a difundir amplamente dentro da rede e em todas as comunidades fronteiriças.

Conflitos podem ocorrer de várias maneiras, nomeadamente entre agricultores e pastores, ou pode ter às vezes uma dimensão étnica, alertaram os participamtes neste encontro.

O encontro de Nouakchott envolveu as populações das zonas fronticeiras afetadas pela crise de segurança e pela mudança climática.

Os países do G5 Sahel são o Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad.

-0- PANA SAS/IS/DIM/DD 06ou2018