Agência Panafricana de Notícias

SG das Nações Unidas saúda contribuição do Quénia para paz e segurança em África

Nairobi, Quénia (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou quarta-feira, a contribuição do Quénia para os esforços internacionais visando promover a paz e a segurança em África, em particular na Somália e no Sudão do Sul.

O responsável da ONU, acompanhado do Presidente do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, falava durante um encontro com o Presidente Uhuru Kenyatta e membros do seu Governo em Nairobi.

Ban destacou as questões relativas à paz, à segurança e ao desenvolvimento que ele debateu durante o seu longo périplo pelo Corno de África, e instou o Quénia a continuar o seu empenho e liderança nos assuntos que afetam o Corno de África.

O Secretário-Geral da ONU falou da sua visita ao campo de refugiados de Dabaab, no nordeste do Quénia, e agradeceu a este país por ter atribuído um asilo seguro aos refugiados.

Ele encorajou o Quénia a continuar a apoiar os refugiados, prestando-lhes serviços médicos e dando-lhes qualquer outra assistência humanitária e permitir-lhes regressar voluntariamente ao seu país e em segurança.

Nas suas últimas declarações à imprensa, o responsável da ONU sublinhou que ele sabia que o Quénia estava a fazer o seu possível para pôr termo à terrível prática de mutilação genital feminina.

« Amanhã, devo encontrar-me com a imprensa e militantes quenianos por ocasião do lançamento da campanha da imprensa mundial do 'Guardian' para pôr termo a este fenómeno, declarou Ban, que acrescentou que ele foi encorajado pelo interesse e pelo apoio concedidos a este movimento por camadas importantes da imprensa queniana.

O Secretério-Geral das Nações Unidas efetua um périplo pelo Corno de África, que visa promover o desenvolvimento e consolidar a paz e a segurança em toda a região.

Esta sua digressão conjunta mobiliza as capacidades das Nações Unidas, do Banco Mundial, da União Europeia (UE), do Banco Islâmico de Desenvolvimento e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

O périplo visa uma série de países do Corno de África, nomeadamente, o Djibuti, a Eritreia, a Etiópia, o Quénia, a Somália, o Sudão do Sul, o Sudão e o Uganda, com uma iniciativa de desenvolvimento de oito biliões de dólares americanos.

-0- PANA DJ/VAO/FJG/JSG/FK/IZ 30out2014