Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU insta populações a inspirar-se nas últimas manifestações contra corrupção

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convidou os povos do Mundo inteiro a inspirar-se no espírito das recentes manifestações públicas contra a desigualdade, a corrupção, a repressão e a ausência de empregos decentes.

Ban insistiu igualmente na necessidade de um desenvolvimento económico para assegurar uma maior justiça social para todos.

"Os ventos da mudança sopraram no Mundo inteiro no ano passado, com manifestações em diversas cidades e países. No centro desta mobilização maciça, é preciso entender um apelo para a justiça social", disse Ban numa mensagem por ocasião do Dia Internacional da Justiça Social, celebrado a 20 de fevereiro de cada ano.

Indicou que a anunciada Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que terá lugar na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em junho próximo, oferece aos Governos e aos decisores "uma oportunidade de repensar as estratégias de desenvolvimento e as práticas comerciais para que tendam para um futuro mais sustentável e mais equitativo".

Este desenvolvimento sustentável, disse, depende da construção de mercados conducentes à partilha de todos os benefícios do desenvolvimento.

"Isto significa responder à procura crescente dos consumidores de produtos e serviços mais respeitadores do ambiente e lançar as bases dum Mundo digno, estável e que apresente oportunidades para todos», disse Ban.

"Enquanto nos esforçamos por proceder a esta transformação, temos de integrar a inclusão social nas nossas políticas e outros esforços. Trabalhemos juntos para equilibrar a economia mundial e criar um novo contrato social para o século XXI. Elaboremos um roteiro do desenvolvimento que culmine numa maior justiça social e no futuro que desejamos", acrescentou.

-0- PANA AA/SEG/FJG/AAS/IBA/CJB/IZ 22fev2012