Agência Panafricana de Notícias

SADC apoia extensão de suas operações contra terrorismo violento em Moçambique

Pretória, África do Sul (PANA) - A cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada terça-feira em Pretória, aprovou a extensão das operações ofensivas da força sub-regional contra terroristas e extremistas violentos no norte de Moçambique.

Numa declaração divulgada no final desta reunião de 24 horas, o Órgão da Troika declara aprovar a Missão da SADC em Moçambique (SAMIM) com o objetivo de consolidar a estabilidade e a segurança e criar um ambiente propício ao reinstalação da população e facilitar a ajuda humanitária e operações de desenvolvimento sustentável.

Vários chefes de Estado e de Governo participaram na cimeira, incluindo o Presidente Matamela Cyril Ramaphosa da África do Sul, o Presidente Hage G. Geingob da Namíbia, o Presidente Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi do Botswana e o Presidente Filipe Jacinto Nyusi de Moçambique.

De acordo com o comunicado, a cimeira exortou os Estados membros da SADC, em colaboração com  agências humanitárias, a continuarem a prestar apoio humanitário à população afetada pelos ataques terroristas, incluindo deslocadas internos.

A cimeira examinou o relatório de acompanhamento do Mecanismo de Coordenação das Operações Regionais da Missão da SADC em Moçambique (SANIM) e elogiou a liderança e as tropas da SANIM no terreno pelo notável progresso feito desde o desdobramento da Missão em julho de 2021.

A cimeira elogiou os Estados membros que forneceram pessoal, equipamento e recursos financeiros para o desdobramento da SANIM para apoiar Moçambique face a atos de terrorismo e extremismo violentos.

A cimeira também apresentou as suas sinceras condolências aos Governos e famílias do Botswana e da Tanzânia pela perda de três soldados que serviram sob a bandeira da SAMIM.

Além disso, a cimeira recebeu os agradecimentos do Governo de Moçambique pela contribuição da região para a luta contra o terrorismo.

O Presidente Ramaphosa presidiu à reunião como presidente do Órgão da SADC para a Cooperação em matéria de Política, Defesa e Segurança.

Também participaram na cimeira os membros do Comité Ministerial do Órgão (MCO) da Troika, o Secretário Executivo da SADC e o chefe da Missão da SADC em Moçambique.

-0- PANA AR/MA/NFB/JSG/MAR/DD 06out2021