Agência Panafricana de Notícias

SADC advoga ajuda a vítimas de ciclono Idai no Zimbabwe

Gaborone, Botswana (PANA) – A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) lançará um apelo regional para uma assistência humanitária para  milhões de pessoas afetadas pelo impacto devastador do ciclono Idai.

Segundo um comunicado divulgado pelo gabinete encarregue da comunicação e relações públicas do secretariado da SADC a 8 de abril de 2019, na capital botswanesa, Gaborone,  o ciclono Idai terá afetado três milhões de pessoas nos três Estados membros da SADC, designadamente Malawi, Moçambique e  Zimbabwe.

Segundo o Gabinete das Relações Públicas da SADC, os três países declararam o Estado de catástrofe nacional a nível dos seus países respetivos, antes de solicitarem um apoio internacional.

Para o efeito, o Presidente da SADC, Hage G Geingob, Presidente da República da Namíbia, procederá quinta-feira a um apelo regional em Windhoek, a capital namibiana, para uma assistência humanitária em resposta ao impacto desta intempérie.

Este apelo regional, baseado nos pedidos de assistência formulados pelos três países afetados, será um pedido de ajuda formal endereçada à comunidade internacional a favor dos Estados membros afetados que carecem duma ajuda humanitária imediata, nomeadamente alimentos, abrigos,  roupa, água potável, saneamento e assistência médica-medicamentosa face à eclosão da cólera, da diarreia e de outras doenças ligadas ao consumo de água imprópria.

O apoio da comunidade internacional permitirá igualmente apoiar os esforços para a reconstrução de infraestruturas, o abastecimento de meios de subsistência e da recuperação das economias nas zonas afetadas.

-0- PANA MS/VAO/BAI/IS/IBA/SOC/MAR/DD 09abril2019