Agência Panafricana de Notícias

Rwandeses em Bruxelas manifestam-se contra violências contra Tutsi no Leste da RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Várias dezenas de Rwandeses, vindos da Bélgica e dos países vizinhos, manifestaram-se sábado último em Bruxelas para protestar contra violências perpetradas por Congoleses contra pessoas assimiladas a Tutsi (tribo minoritária no Rwanda) desde a eclosão dos combates entre a rebelião do M23 e as Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) no Leste congolês, soube-se fonte oficial.

Bem enquadrado pela Polícia, a manifestação não degenerou em confrontos entre Rwandeses e Congoleses, de acordo com a fonte.

A 28 de julho último, Congoleses tinham organizado uma grande manifestação diante da Embaixada do Rwanda em Bruxelas, durante a qual um Africano identificado como sendo um Tutsi tinha sido agredido por manifestantes furiosos.

No início de 2012, durante manifestações organizadas por membros da comunidade congolesa da Bélgica contra a reeleição do Presidente congolês, Joseph Kabila, Congoleses tinham atacado lojas e estabelecimentos comerciais pertencentes a Rwandeses no famoso bairro Matonge, muito frequentado pela diáspora africana.

Autoridades belgas receiam uma transferência para a Bélgica da tensão prevalecente nas regiões do Leste da RD Congo, onde Tutsi, acusados de apoiar o poder de Kigali (capital rwandesa), são vítimas de ataques da população congolesa.

-0- PANA AK/TBM/MAR/DD/DD 20agosto2012