Agência Panafricana de Notícias

Rwanda reintegra CEEAC

Kigali, Rwanda (PANA) – A Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos dos países-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) realizada em N’Djamena, no Tchad, aprovou oficialmente a readmissão do Rwanda enquanto membro deste bloco sub-regional composto por 11 membros, soube a PANA esta quarta-feira de fonte oficial em Kigali.

A ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Louise Mushikiwabo, publicou na sua conta Twitter esta mensagem alguns momentos após a publicação dum comunicado que anuncia que o Rwanda faz doravante parte dos 11 Estados-membros da CEEAC, sediada em Libreville, no Gabão.

Esta adesão do Rwanda acontece sete anos depois de este país decidir retirar-se da CEEAC a fim de melhor definir a sua presença nas diferentes instituições regionais das quais é membro.

O Rwanda é membro, entre outras, da Comunidade da África Oriental (EAC), da Comunidade Económica dos Países dos Grandes Lagos (CEPGL), da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da Commonwealth que agrupa 54 Estados, essencialmente as principais antigas colónias britânicas.

A CEEAC integra doravante 11 países membros, nomeadamente Angola, Burundi, Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Tchad e República Centro Africana (RCA).

-0- PANA TWA/IS/FK/TON 27maio2015