Agência Panafricana de Notícias

Rwanda no primeiro lugar na África Oriental em termos de clima de negócios

Washington, Estados Unidos (PANA) – O Rwanda ocupa a primeira posição na África Oriental em matéria de qualidade do clima de negócios, indica a nova edição dum relatório do Grupo do Banco Mundial (BM),

De acordo com este documento que mede anualmente a qualidade e evolução do clima dos negócios em todos os países do mundo, as reformas aplicadas no Rwanda permitiram a este país garantir melhor, que outros países da sub-região, as condições necessárias ligadas à facilitação de negócios, como a disponibilidade da eletricidade, a obtenção de fundos, o pagamento dos impostos e das taxas, os sistemas de informação e a segurança das transações.

Segundo a classificação do BM, o Rwanda ocupa a primeira posição a nível regional e a 62ª a nível mundial.

O relatório indica que o Rwanda efetuou reformas em todos os domínios, nomeadamente a supressão recentemente duma condição que impunha às novas empresas a abertura duma conta bancária para registar o Imposto sobre o Valor Acrecentado (IVA), facilitando assim operações ligadas ao pagamento dos impostos por sistema eletrónico.

O Quénia ocupa a segunda posição na África Oriental, sempre no que diz respeito à melhoria do clima dos negócios e a 108ª a nível mundial.

Segundo o relatório, o tempo para a execução duma mesma atividade é cinco vezes mais longo no Quénia do que no Rwanda, mesmo se o primeiro país nomeado efetuou reformas para tornar mais atraente o clima dos negócios.

O Uganda ocupa o terceiro lugar regional e o 122º no plano mundial.

Mas, se o Uganda está atrás do Quénia, o relatório nota, no entanto, que o primeiro está melhor equipado em vários domínios, como a disponibilidade da eletricidade e impostos comerciais são menos elevados no seu território.

A Tanzânia, segundo o relatório, posiciona-se no quarto lugar no plano regional e no 139º a nível mundial.

-0- PANA AD/IN/JSG/SOC/FK/DD 3jan2015