Agência Panafricana de Notícias

Rwanda introduz veículos elétricos para reduzir poluição atmosférica

Kigali, Rwanda (PANA) – A introdução de veículos elétricos, no início desta semana no Rwanda, tem por objetivo modernizar o setor automóvel rwandês para reduzir a poluição e introduzir novas tecnologias no país.

O roteiro, que foi lançado terça-feira pelo primeiro-ministro rwandês, Edouard Ngirente, visa nomeadamente eliminar os “veículos sujos” das estradas rwandesas e incentivar a utilização de tecnologias limpas com o objetivo último de criar um ecossistema composto por veículos elétricos.

Segundo a Autoridade de Gestão do Ambiente do Rwanda (REMA), esta nova iniciativa faz parte do modelo comercial da Volkswagen no Rwanda, que promove os serviços via VW Move e um plano de desdobramento em outros países africanos.

Os novos modelos de VW Golf, introduzidos no mercado em colaboração com a Siemens, no quadro de um projeto piloto, são inteiramente elétricos.

Saudando estes esforços, o primeiro-ministro rwandês, Edouard Ngirente, declarou que os Rwandeses estão cada vez mais conscientes de que a proteção do ambiente é uma prioridade absoluta.

"Estamos convencidos de que a introdução de serviços de transporte que respeitam o ambiente permitirá acelerar a redução dos níveis de poluição do ar”, indicou.

O Rwanda procura atualmente modificar a sua política automóvel para exortar as empresas a importar veículos elétricos.

Segundo as previsões oficiais, os investimentos estratégicos no setor da energia no Rwanda deveriam permitir um acesso à eletricidade a 100 por cento daqui 2024.

Mas os responsáveis rwandeses estão convencidos de que esta nova inovação representa uma grande etapa na criação de um ecossistema de transporte moderno, baseado na utilização generalizada de veículos elétricos.

-0- PANA TWA/MA/AKA/TBM/MAR/IZ 31out2019