Agência Panafricana de Notícias

Rwanda constroi conetor elétrico regional na África Oriental

Kigali, Rwanda (PANA) – O Rwanda lançou uma subestação elétrica de alta tensão para apoiar um plano regional de interconexão elétrica, na África Oriental.

O projeto é suportado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela Alemanha, pelo banco KFW Development Bank e pelo Governo rwandês.

A subestação elétrica Shango de 188 MVA de alta tensão da capital, Kigali, e a sua rede de transporte fazem parte de um projeto de ligação elétrica regional que envolve o Quénia, o Uganda, o Rwanda, a RD Congo e o Burundi.

A componente rwandesa, avaliada em 111,03 milhões de euros, compreende a construção de 286 quilómetros de linhas de 220 KV e três postes bem como a modernização de dois outros.

O Fundo Africano de Desenvolvimento, que faz parte do Grupo do BAD, contribuiu 38 milhões de euros (cerca de 34 por cento) do custo total do projeto.

O posto de Shango, o maior do país, foi concebido para desempenhar um papel essencial na gestão dos serviços de distribuição de eletricidade, no Rwanda, e um nó de encaminhamento para a comercialização da eletricidade entre os vizinhos da África Oriental. Este projeto enquadra-se no âmbito de cinco grandes prioridades do Banco, designadamente "Esclarecer, Energizar e Integrar África".

Falando durante a inauguração, Martha Phiri, diretora país do BAD no Rwanda, saudou a cooperação de que o Banco beneficiou no Rwanda.

O lançamento do posto de Shango vai facilitar o acesso do Rwanda à energia excedentária de perto de mil e 40 MW do mercado regional, o que vai igualmente contribuir para reduzir a dependência do Rwanda da eletricidade produzida a partir de combustíveis fósseis caros.

"Isto vai finalmente aproveitar à população e às indústrias do Rwanda graças a uma maior disponibilidade, viabilidade da energia própria e eventual redução das tarifas da eletricidade”, revelou Phiri.

O Rwanda prossegue um objetivo ambicioso para atingir um acesso barato, viável e universal à eletricidade até 2024, em conformidade com a Estratégia Nacional de Modernização.

-0- PANA AO/AR/ASA/BEH/MAR/IZ 11dez2019