Agência Panafricana de Notícias

Rwanda acolhe manobras militares conjuntas de oficiais marinhos da África do Leste

Kigali, Rwanda (PANA) – Manobras militares conjuntas da Brigada de Intervenção da África do Leste (EASBRIG) decorrem desde segunda-feira última na Academia Militar de Nyakinama, no norte do Rwanda, soube-se de fonte militar em Kigali.

Nelas participam pelo menos 21 oficiais marinheiros provenientes de oito países membros desta iniciativa designada da Brigada de Intervenção da África do Leste (EASBRIG), de acordo com a fonte.

Trata-se de oficiais oriundos das unidades da Marinha do Burundi, das ilhas Comores, de Djibuti, do Sudão, da Somália, das ilhas Seicheles, do Uganda bem como do Rwanda, disse a fonte.

Esta formação animada por instrutores provenientes de países europeus, dos quais a Dinamarca, a Noruegua, a Suécia e a Finlândia, inscreve-se no quadro da estratégia adotada pelos países da África do Leste e do Corno de África na luta contra o terrorismo.

Para o efeito, eles devem cooperação em operações de intervenção rápida destinadas a reforçar a estabilidade e a segurança na sub-região, indica-se.

-0- PANA TWA/TBM/SOC/CJB/DD 03dez2013