Agência Panafricana de Notícias

Rússia exprime vontade de apoiar Líbia para organização de eleições

Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, afirmou ao Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, a sua vontade de apoiar a estabilidade na Líbia para acelerar a realização das eleições, garantindo o seu desejo de ativar a cooperação conjunta entre os dois países e projetos parados, através de uma comissão conjunta entre os dois países.

Durante a reunião da noite de sexta-feira em São Petersburgo, na Rússia, com o al-Manfi, o  Putin elogiou o discurso do Presidente do Conselho da Líbia e as questões por ele abordadas, sublinhando a sua vontade de apoiar a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. , disse um comunicado do Conselho da Líbia.

O al-Manfi, por sua vez, agradeceu ao Presidente Putin o convite e as calorosas boas-vindas e a importância da cimeira e da parceria russo-africana na criação de estabilidade no continente e segurança alimentar global, na espera pela criação de um acordo conjunto comissão de cooperação entre os dois países.

O responsável líbio salientou que o Conselho Presidencial tem uma visão abrangente para alcançar a estabilidade e está a trabalhar na sua implementação, em estreita coordenação com o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, Abdoulaye Bathily, o que requer o apoio do Conselho de Segurança para prosseguir a esforços de reconciliação em parceria com a União Africana.

Além disso, o Presidente do Conselho Presidencial da Líbia discutiu sexta-feira com o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, os desenvolvimentos internacionais e regionais, o processo político na Líbia, os progressos alcançados na reconciliação nacional e o dossier das eleições.

O Presidente sul-africano elogiou, segundo a mesma fonte, o distinto papel desempenhado pelo Presidente do Conselho Presidencial em todas as vertentes nacionais.

A reunião abordou questões internacionais, refere o comunicado, acrescentando que os presidentes da Líbia e da África do Sul sublinharam a necessidade de apoiar o Comité dos 10 na reforma do Conselho de Segurança e de unir visões sobre os desafios do continente.

O Presidente do Conselho da Líbia, destacou a aspiração da Líbia de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países e ativar quadros de cooperação conjunta em vários campos, de forma a concretizar interesses comuns, além de buscar a coordenação em questões africanas.

-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR30 julho2023