Agência Panafricana de Notícias

Rússia disposta a levantar embargo de armas contra Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Rússia está pronta para levantar o embargo internacional de armas contra a Líbia, à condição da formação dum Exército líbio unificado, indicou sexta-feira o embaixador russo em Tripoli, Ivan Molotkov, citado pela imprensa líbia.

Desde 2011, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs um embargo de armas à Líbia no âmbito da revolução que destituíu o regime de Muamar Kadafi.

A Rússia exprimiu igualmente a sua disposição de cooperar com os Estados Unidos para resolver a crise líbia, segundo o diplomata russo.

Para o efeito, disse, a Rússia tenciona lançar negociações com as autoridades oficiais na Líbia sobre o apoio técnico a prestar às instalações petroleiras no país.

O chefe do Grupo de Contato da Líbia, Liev Dingov, anunciou, em declarações ao jornal russo Spoutnik, que as negociações sobre a reconstrução dos depósitos petroleiros da Líbia pelas companhias russas vai começar próximo ano.

Segundo ele, a Líbia "aprecia altamente" as qualificações dos especialistas russos, mas que isto vai ser discutido com as empresas que podem prestar esta assistência.

-0- PANA BY/TBM/MAR/IZ 15dez2017