Agência Panafricana de Notícias

Ruanda lança campanha para combater corrupção de jornalistas

Kigali- Ruanda (PANA) -- O órgão regulador da imprensa no Ruanda decidiu combater vigorosamente a corrupção dos jornalistas que prejudica gravemente a imagem da classe, constatou a PANA no local.
O secretário executivo do Alto Conselho da Comunicação do Ruanda (HCM), Patrice Mulama, preconizou quarta-feira medidas "urgentes" para desencorajar a prática dos jornalistas que consiste em reclamar pelo pagamento de per diem a instituições públicas e privadas para a cobertura dos eventos que organizam.
"Vamos lançar uma campanha (de sensibilização) junto das instituições envolvidas na cidade de Kigali onde o fenómeno se se faz sentir de forma acentuada", anunciou Mulama.
Ele explicou que esta campanha visa "combater" a corrupção entre alguns jornalistas dos órgãos de imprensa locais que exigem dinheiro em troca de artigos a divulgar durante a cobertura de seminários e de conferências em Kigali nomeadamente.
"Tais ações comprometem o profissionalismo e a qualidade dos jornalistas ruandeses", notou.
Há uma semana, jornalistas ruandeses que trabalham, na sua maior parte, para os órgãos da imprensa privada, criaram uma associação de luta contra a corrupção neste país da África Central.
Em Novembro de 2009, lembre-se, um funcionário contabilista foi detido por desvio do dinheiro que devia servir para pagar jornalistas que cobriram uma conferência de imprensa do Ministério da Função Pública.