Agência Panafricana de Notícias

Ruanda adere à Commonwealth

Kigali- Ruanda (PANA) -- A adesão do Ruanda à Commonwealth, organização que agrupa a Grã-Bretanha e as suas antigas colónias, será efectiva a 30 de Novembro corrente, soube a PANA terça-feira de fonte autorizada em Kigali.
Os países membros da Commonwealth estão a analisar a entrada do Ruanda na organização desde que o princípio foi fixado na Cimeira dos chefes de Estado em 2007.
Na presença da rainha da Inglaterra, Elisabeth II, os chefes de Estado e de Governo de cerca de 53 países membros da organização deverão estatuir sobre a adesão definitiva do Ruanda num encontro previsto para Trinidade e Tobago, segundo uma fonte diplomática ruandesa contactada pela PANA.
Desde que Kigali exprimiu o desejo de aderir à Commonwealth, o debate propagou-se em vários países membros desta organização entre apoiantes e opositores desta entrada.
Recentes alegações da Comissão dos Direitos Humanos da Commonwealth deploram o desrespeito, pelo Ruanda, da Carta desta organização assinada em Harare (Zimbabwe) e evocam a violação dos princípios democráticos no país.
Criada em 1951, a Commonwealth agrupa 53 Estados cujos dirigentes se reúnem todos os dois anos num dos países membros.