Agência Panafricana de Notícias

Royal Air Maroc transporta atletas para encontro internacional de atletismo em Brazzaville

Brazzaville, Congo (PANA) – A companhia aérea de Marrocos, Real Air Maroc (RAM), comprometeu-se segunda-feira a garantir o transporte dos atletas que participarão no encontro internacional de atletismo do grande prémio da Confederação Africana de Atletismo (CAA), previsto para 12 de junho próximo em Brazzaville, anunciou esta terça-feira a Câmara Municipal da capital congolesa.

O protocolo de acordo relativo a este compromisso foi rubricado segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Brazzaville, Hugues Ngouélondélé, e pelo diretor regional da RAM para o Congo, Rachid Gambor.

Este encontro agrupará este ano mais de 100 atletas, campeões olímpicos africanos e do mundo, segundo organizadores.

« É preciso que os atletas cheguem nas melhores condições. Nós vamos garantir a assistência na partida, no transito pelo aeroporto de Casablanca(Marrocos) e na chegada para que eles estejam em melhor forma no dia da competição, com vista ao êxito deste evento », declarou Gamhor para quem esta parceria é um acordo Sul-Sul visando contribuir para o êxito deste evento.

A RAM garantirá o transporte de trânsito de cerca de 80 a 100 atletas provenientes da Europa, da América e doutros continentes.

Além disso, ela comprometeu-se a oferecer bilhetes de classe económica e outros de ida e volta gratuitos isentos de taxas.

Estes bilhetes serão válidos na rede RAM até a 1 de agosto de 2011, indica-se.

Uma redução de 30 porcento da tarifa normal de negócio será concedida a qualquer viajante em classe económica, assim como uma assistência personalizada será reservada a todos os participantes nas escalas de partida, no trânsito e na chegada.

Em contrapartida, o Comité de Organização do Encontro atribui à RAM o estatuto de transportadora oficial do evento, a inserção do nome e do logótipo da RAM em todos os suportes de comunicação do encontro, etc.

« A assinatura deste acordo interpela-nos no sentido de que devemos demonstrar o nosso conhecimento no dia da corrida, já que a competição está a internacionalizar-se cada vez mais, já não é questão de fazer tudo o que é aproximativo. Vamos fazer com que o encontro seja um grande evento. É um desafio, nós devemos enfrentá-lo », indicou o presidente da Federação Congolesa de Atletismo, Emmanuel Mpio.

O evento é uma iniciativa do Conselho Departamental e Municipal de Brazzaville, adotada em 2004 com vista a fazer da capital congolesa uma cidade de atração desportiva.

Ele é organizado pela Câmara Municipal Central em parceria com a CAA.

-0- PANA MB/JSG/FK//DD 31maio2011