Agência Panafricana de Notícias

Roch Kaboré lidera sondagens das presidenciais no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um estudo do Instituto de Pesquisas e Sondagem Apidon (IRSOA), divulgado terça-feira, coloca o candidato do Movimento do Povo para o Progresso (MPP), Roch Marck Christian Kaboré, à frente da primeira volta das eleições presidenciais de 11 de outubro, no Burkina Faso, com 35,85 porcento dos sufrágios.

De acordo com a mesma pesquisa, Kaboré é seguido de Zéhpirin Diabré, da União do Progresso e Mudança (UPC), com 26,54 porcento.

O inquérito foi realizado em agosto último, antes da decisão do Conselho Constitucional que invalidou a candidatura dos apoiantes de Blaise Compaoré no projeto de modificação da Constituição.

Eddie Komboigo, um desses candidatos rejeitados pelo Conselho Constitucional, aparece na terceira posição com 4,57 porcento, segundo os resultados da pesquisa.

O último chefe da diplomacia de Blaise Compaoré, cuja candidatura foi aceite pelo Conselho Constitucional, ocupa o quarto lugar com 3,98 porcento.

Em caso de segunda volta entre Roch Marck Kaboré e Zéphirin Diabre, a sondagem aponta para a vitória do primeiro com 56,57 porcento dos votos contra 43,52 para Diabré.

Contudo, o inquérito nota que, relativamente à situação dos inqueridos segundo a sua perceção da credibilidade dos partidos políticos, a UPC de Zéphirin Diabré (ex-chefe de fila da oposição) obtém 58,82 porcento seguido do MPP de Roc Marck Christian Kaboré (um próximo de Compaoré reconvertido em opositor) com 48,52 porcento.

Por seu turno, o Congresso para a Democracia e Progresso (CPD, ex-partido maioritário) ocupa a quarta posição com 19,86 porcento.

Mais de cinco milhões e 500 mil Burkinabes são chamados às urnas a 11 de outubro próximo para eleger o Presidente do Burkina Faso e os deputados.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/IZ 1set2015