Agência Panafricana de Notícias

Ricos nigerianos gastam $ 225 milhões num ano para compra de aviões privados

Lagos, Nigéria (PANA) – Um grupo de ricos nigerianos adquiriu pelo menos seis aviões privados no valor total de 225 milhões de dólares americanos entre março de 2010 e março de 2011, levando o número total destes aviões que circulam neste país da África Ocidenal a cerca de 70, segundo investigações dum jornal local divulgadas segunda-feira.

As últimas aquisições de aviões de luxo teriam sido as do industrial multimilionário Aliko Dangote, do magnata das telecomunicações Mike Adenuga, e do célebre pastor David Oyedepo.

Segundo o jornal, Dangote comprou um aparelho de tipo bombardeiro de fabrico canadiano por 45 milhões de dólares americanos, tal como Adenuga, ao passo que o pastor Oyedepo encomendou um Gulfstream V a 30 milhões de dólares americanos.

Os proprietários dos três outros aparelhos não foram identificados.

Segundo os peritos do setor, a manutenção dum avião privado custa cerca de 550 mil dólares anualmente.

Os trabalhadores da Nigéria ficarão chocados face a uma tal opulência, num país onde a maioria dos 36 Governos dos Estados têm dificuldades para pagar o salário mínimo de 18 mil nairas (120 dólares) mensal aos trabalhadores do setor público, refere o periódico.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 16maio2011