Agência Panafricana de Notícias

Reunião de ministros africanos da Economia inicia na Etiópia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O primeiro-ministro (PM) da República Federal da Etiópia, Hailemariam Desaleign, procedeu esta segunda-feira em Addis Abeba à abertura da oitava Conferência dos Ministros Africanos da Economia, Finanças e Planificação, soube-se de fonte oficial.

A reunião, que decorre sob o lema da aplicação do programa da União Africana (UA) 2063 de planificação, mobilização e financiamento do desenvolvimento, é uma iniciativa comum da Comissão da organização pan-africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).

A Conferência Anual dos Ministros da Economia, Finanças e Planificação regista este ano a presença de vários líderes africanos, incluindo o convidado de honra, o Presidente do Rwanda, Paul Kagamé.

O primeiro-ministro etíope saudou a aplicação da Agenda 2063 que, para ele, é uma continuação do desenvolvimento logíco em África e convidou os seus pares a aprender lição do passado para avançar no futuro tomando esta agenda como fonte de inspiração para o desenvolvimento nacional, regional e continental.

Desaleign defendeu igualmente a mobilização de recursos internos para uma boa aplicação do programa.

A reunião ministerial que termina terça-feira decorre num contexto de negociações intensas sobre a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e no contexto mais amplo de instauração do programa UA 2063.

As duas últimas reuniões organizadas em Abidjan (Côte d´Ivoire) e Abuja (Nigéria) abordaram respetivamente a industrialização e o crescimento transformativo.

Em 2013 em Abidjan, a conferência conjunta analisou a industrialização para a emergência de África com vista a focalizar-se em 2014 em Abuja na inclusão e no desenvolvimento da transformação para África.

No termo destas reuniões, um apelo foi lançado aos países africanos para adotar políticas industriais dinâmicas, instituições inovadoras, processo eficazes e mecanismos ligeiros para a transformação das suas economias com objetivo último de desenvolvimento económico e social inclusivo e duradouro.

-0- PANA IT/IS/MAR/TON 30março2015